Skip directly to content

Conteúdo tecnificado e experiências práticas do programa Seja preparam jovens para o mercado agro

Senar Jovem Aprendiz Rural

Conteúdo tecnificado e experiências práticas do programa Seja preparam jovens para o mercado agro

21/08/2021 - 08:00

O Programa Seja Senar Jovem Aprendiz Rural, que retomou as atividades em Mato Grosso do Sul após um intervalo provocado pela pandemia, já contempla cerca de 90 alunos, entre jovens certificados, em treinamento ou que irão integrar nova turma em setembro. É uma grande oportunidade para os jovens: em Nova Alvorada do Sul, por exemplo, 13 dos 17 aprendizes que concluíram a capacitação foram contratados pela empresa.

Em 2021, já foram atendidas pela iniciativa 7 turmas no estado. “Transformação pessoal e profissional. Esta é a melhor definição para o programa que oportuniza a qualificação de jovens, o acesso ao primeiro emprego e, ao mesmo tempo, garantindo o direito da educação formal”, explica a analista técnica da Unidade Educacional do Sistema Famasul, Pauline Cury.

Em Nova Alvorada do Sul, os jovens aprendizes receberam o certificado de conclusão na última semana. É o caso de Eduardo Marquiza (22). Quando soube da oportunidade, não pensou duas vezes em procurar o sindicato rural do município e ter mais informações. “O curso ‘Manutenção Automotiva’ era justamente o que eu estava procurando, não tenho nem palavras para descrever a experiência. Faria tudo outra vez”, disse.
 
No período de aprendizado, Eduardo atuou na área de ferramentas, lubrificação, caminhões e tratores. Além do certificado que receberá  na próxima semana, outra notícia boa é a confirmação de que será contratado pela Usina Atvos. “Quero crescer e somar junto com a empresa e com a equipe, aprender cada vez mais, já que o conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar da gente”, afirma.
 
Em Chapadão do Sul e Paraíso das Águas, ambos com o curso ‘Aprendizagem em Administração’, os alunos receberão os certificados nos próximos dias. A Rebeca Nascimento (18), faz parte desta turma. Ela, que não tinha experiência no mercado, soube da iniciativa e decidiu ‘embarcar’ nesta jornada, já que durante dois anos de treinamento se deslocava mais de 80 quilômetros de Costa Rica até a empresa IACO Agrícola.
 
“Decidi fazer a capacitação para obter mais conhecimento e prática no mercado de trabalho. Aprendi muito durante este período. Os instrutores têm uma ótima metodologia, são muito pacientes e esclarecem todas as nossas dúvidas. Fiz parte da turma do núcleo da empresa que é uma base, desempenhando atividades de colheita, realizando orçamentos e registros de serviços das colhedoras, entre outras funções”, explica.

Rebeca e Eduardo durante aulas práticas do programa Seja do Senar/MS.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque