Skip directly to content

Diagnóstico da saúde financeira da propriedade pode definir futuro da atividade

Economia Rural

Diagnóstico da saúde financeira da propriedade pode definir futuro da atividade

Levantamento de bens e mudanças no manejo são alguns pontos importantes ressaltados pelo instrutor do Senar/MS
27/08/2021 - 08:15

Uma gestão bem-feita e de forma profissional define o futuro da propriedade rural. Identificar a realidade da atividade e fazer um levantamento detalhado dos bens são alguns dos pontos importantes a serem realizados pelo produtor rural e seus colaboradores. Esse é um dos pontos destacados pelo instrutor do Senar/MS João Vieira na série #TransformandoVidas desta semana.

“O primeiro passo do diagnóstico é identificar a realidade do produtor rural. Visitamos a propriedade e verificamos qual a demanda, qual a estrutura. Muitos produtores rurais não sabem o que existe na sua propriedade e através do diagnóstico é levantado informações iniciais de patrimônio, recursos que têm disponíveis, para assim a gente chegar na questão financeira do levantamento”, detalha.

João é instrutor da disciplina “Diagnóstico da Empresa Rural” do Curso Técnico em Agropecuária do Senar/MS, que acontece no Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte.

Aos alunos e futuros profissionais do campo, o instrutor repassa pontos importantes a serem levados em consideração no momento deste diagnóstico.

“Após as informações gerenciais levantadas inicialmente nós partimos para a questão de levantamento financeiro da propriedade rural. Muitos produtores não têm conhecimento de como está a sua economia e através desse levantamento nós mostramos qual o seu sistema de produção, como está funcionando e o impacto que pode causar. Nós mostramos como está a real situação dele e como ficará caso ele venha fazer mudanças”.

Essas mudanças de comportamento e ações na propriedade devem melhorar a saúde econômica da atividade.

“Já presenciei situações em que o produtor não tinha esse controle financeiro e foi mostrado para ele, através de planilhas de fluxo de caixa, indicadores econômicos, onde ele teve o manejo modificado. E assim ele tem a visão financeira da sua produção rural”, afirma João.

E o resultado de todo esse raio x da propriedade é uma produção lucrativa e mais qualidade de vida a todos que participam desse processo.

“Todo processo produtivo tem a finalidade de gerar riqueza. É o que falamos na economia. A partir do momento que o produtor tem o controle financeiro da sua produção, desde a aquisição de insumos até a venda do produto, ele tem esse retorno financeiro realizado. Muitos acham que estão tendo esse retorno financeiro e, na verdade, não está ocorrendo. E quando implantamos esse gerenciamento, traz um impacto econômico que vai fazer com que ele cresça essa produção e tenha uma melhor qualidade de vida nesse processo produtivo”, conclui.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal no YouTube, e reportagens sobre Economia Rural em ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu