Skip directly to content

Resultados do programa Soja Plus do Senar em MS são destaque em seminário nacional

Agricultura Sustentável

Resultados do programa Soja Plus do Senar em MS são destaque em seminário nacional

Além de MS, evento virtual apresentou panorama da iniciativa nos estados da Bahia, Maranhão, Piauí, Goiás e Minas Gerais.
02/09/2021 - 17:15

Em Mato Grosso do Sul, o programa Soja Plus acontece há sete anos e em 2020 passou a fazer parte do programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS. Em um ano, foram mobilizadas 424 propriedades em 37 municípios, com cobertura de 10% da área cultivada com soja na safra 2020/21 no estado. Os dados foram apresentados em seminário virtual ‘Soja Plus Brasil 2021’, nesta quinta-feira (02).

No estado mais de 3 mil funcionários das propriedades assistidas estão sendo capacitados pelo Senar MS. De acordo com os dados, 80% destas propriedades possuem menos de 10 colaboradores.

“Estamos em plena expansão do programa em Mato Grosso do Sul, que é o 5º maior produtor de soja do país. Acompanhando de perto a transformação em empresas rurais. Considerando o bom momento e a valorização dos produtos agrícola, 20% das propriedades assistidas estão em “processo de construção e adequação das construções rurais”, explica a coordenadora do programa de ATeG Soja Plus, Gislene Pereira.

O programa Soja Plus no estado é executado pelo Sistema Famasul e o Senar/MS, em parceria com os sindicatos rurais dos municípios, com equipe de campo composta por 12 integrantes, entre técnicos e supervisor e um coordenador estadual.

Durante o seminário Soja Plus Brasil, foram apresentados resultados do programa nos sete estados atendidos. Além de Mato Grosso do Sul, são atendidos Bahia, Maranhão, Piauí, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais que, juntos, somam cerca de 80 milhões de toneladas de soja na safra 20/21.

Em trajetória de 10 anos, o Soja Plus, maior programa privado de assistência técnica agrícola do país, atendeu mais de oito mil produtores rurais, 3.200 propriedades, 3,9 milhões de hectares de soja e movimentou cerca de R$ 35 milhões em investimentos. Os bons resultados fizeram com que a iniciativa ganhasse escala, com possibilidade de expandir sua ateção para outras atividades agropecuárias. o programa passa a se chamar Agro Plus.

Sobre a iniciativa

O Soja Plus orienta gratuitamente o produtor rural na melhoria contínua da propriedade com foco na sustentabilidade, através de visitas bimestrais, pelo período de 2 anos, com distribuição de materiais, promoção de cursos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais, dias de campo e visitas técnicas para análise e monitoramento de indicadores de desempenho socioambientais e econômicos.

Prêmio “Produtor Ouro”

A partir das orientações da equipe técnica, a Fazenda Rio Branco, do produtor Agostinho Francisco Ludwig, do município de Maracaju, apresentou os melhores indicadores ambientais, sociais e econômicos do estado de Mato Grosso do Sul e foi destaque nacional com o prêmio ‘Produtor Ouro’ entregue pela organização do programa.

Trajetória do Soja Plus em MS

Até 2019, o programa Soja Plus atendeu 879 propriedades produtoras de grãos no estado, o equivalente a uma área de 786 mil hectares de soja, em 59 municípios e cobertura de 78,7% dos municípios, beneficiando mais 14.000 funcionários em propriedades rurais.

O programa Soja Plus gera oportunidades econômicas e promove maior eficiência na produção da soja brasileira. A iniciativa foi idealizada pela Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) e Universidade Federal de Viçosa, em parceria com os estados: Mato Grosso do Sul através do sistema Famasul/Senar, Bahia com a Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia), Minas Gerais com a FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais) e Goiás com a IBS (Instituto Biosistêmico).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque / Foto: Soja / CNA