Skip directly to content

Senar/MS integra plataforma MS Qualifica Digital com capacitação gratuita voltada ao setor florestal

MS Digital

Senar/MS integra plataforma MS Qualifica Digital com capacitação gratuita voltada ao setor florestal

Instituição oferece diversas vagas em cursos para qualificar trabalhadores e produtores rurais
30/04/2025 - 15:00

O Senar/MS é um dos parceiros da plataforma MS Qualifica Digital, lançada nesta quarta-feira (30) pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul com foco na empregabilidade. A instituição participa da iniciativa com a oferta de diversas vagas gratuitas em capacitações voltadas ao setor florestal. A plataforma é um ambiente 100% digital que conecta trabalhadores, empresas e instituições de ensino, integrando ações de qualificação profissional e geração de emprego em todo o estado.

Disponível gratuitamente pelo site msqualifica.ms.gov.br e pelo aplicativo MS Digital, a plataforma permite o acesso a cursos, vagas de emprego e currículos. A proposta é oferecer uma navegação acessível, inclusive para pessoas com pouca familiaridade com tecnologia, e conectar diretamente a demanda do mercado com a força de trabalho disponível no estado.

Presente no evento, o superintendente do Senar Mato Grosso do Sul, Lucas Galvan, destacou a participação da instituição na plataforma. “Estamos oferecendo capacitações gratuitas aos produtores rurais, trabalhadores e aquelas pessoas que querem se inserir no mercado de trabalho. São 12 trilhas de capacitações, com cargas horárias entre 144 e 220 horas, para quem deseja entrar ou se qualificar no mercado florestal”, explicou.

As trilhas de capacitações do Senar/MS dentro da plataforma são compostas por múltiplos cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), com foco em habilidades técnicas e gerenciais demandadas pelo setor produtivo. Entre os temas ofertados estão:

  • Viveirista (24 cursos – 196h)
  • Máquinas Florestais – Periféricos e Tecnologias (22 cursos – 216h)
  • Operador de Máquinas – Linha Amarela (14 cursos – 168h)
  • Segurança no Manejo de Florestas (18 cursos – 144h)
  • Comercialização de Florestas Plantadas (18 cursos – 200h)
  • Processos Gerenciais em Florestas Plantadas (26 cursos – 220h)

Com uma das menores taxas de desocupação do país — 3,7%, segundo o IBGE —, Mato Grosso do Sul investe em soluções que unem tecnologia, capacitação e oportunidade como estratégias para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

“O Senar/MS tem levado informação e conhecimento para transformar vidas no meio rural há muitos anos. Agora, com o MS Qualifica Digital, damos mais um passo importante ao ampliar esse alcance e levar qualificação técnica também à população interessada, com foco em empregabilidade, geração de renda e fortalecimento da economia regional”, finalizou Lucas Galvan.