Skip directly to content

Avicultor aplica conhecimento adquirido no curso CADEC Brasil em produção de aves de corte em MS

TRANSFORMANDO VIDAS

Avicultor aplica conhecimento adquirido no curso CADEC Brasil em produção de aves de corte em MS

Granjas alojam mais de 250 mil aves destinadas à exportação
21/10/2022 - 09:00

Adroaldo Hoffman, de 51 anos, trabalha com avicultura há mais de 20. Ele participa da Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADEC) de Sidrolândia. Para isso, o avicultor participou do curso CADEC Brasil, oferecido pela CNA. Hoffmann vai nos contar como foi essa experiência no #TransformandoVidas desta semana.

Hoffmann tem 10 granjas no estado, com capacidade de alojamento para 250 mil aves no total. Ele trabalha com avicultura de corte e destina toda a produção para a indústria. Entre os investimentos na atividade, está o conhecimento. 

Para isso, o avicultor conta com a ajuda do Sistema Famasul. Entre os cursos realizados, participou do CADEC Brasil, oferecido pela CNA para auxiliar produtores que participam da Comissão em seus municípios.

“A CADEC foi trazida pela lei 13.288/2016 para acompanhamento, desenvolvimento e conciliação da integração. A CNA e a Famasul fizeram o curso CADEC Brasil para trazer ao produtor rural o conhecimento para que ele tenha equilíbrio nas negociações com a indústria”, explica Hoffmann.

Além disso, o produtor rural conta com um leque de capacitações para fomentar o gerenciamento de sua produção de aves, de graça, pelo Senar/MS. 

“Essa parceria com o Senar e a Federação é muito importante, porque o produtor é muito eficiente da porteira para dentro, mas às vezes tem dificuldade de buscar informações, por falta de tempo ou de instrução de onde buscar e quais são os cursos voltados à sua atividade. E o Senar já tem mapeado qual é a necessidade, quais as dificuldades e as vantagens que o produtor pode ter com esses cursos que são padrão no Brasil inteiro., conta o avicultor.   

Manter a qualidade da proteína produzida aqui é o principal desafio, mas que vem sendo superado com o passar dos anos pela seriedade dos produtores de avicultura no estado. “Nós demoramos muitos anos para chegar ao ponto que nós chegamos na produção estadual e nacional. É de suma importância que a gente faça esse trabalho para a sustentabilidade do negócio e para continuação de uma produção de proteína de qualidade na mesa do Brasileiro”, finaliza Hoffmann.  

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do YouTube e no site, com as editorias “Mercado Agropecuário” e “Educação no Campo”.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Michelle Machado