Skip directly to content

Com Senar MS, produtor rural profissionaliza gestão e supera problemas no manejo das seringueiras

TRANSFORMANDO VIDAS

Com Senar MS, produtor rural profissionaliza gestão e supera problemas no manejo das seringueiras

Assistência Técnica e Gerencial está presente há mais de 4 anos na propriedade de João, em Paranaíba.
04/11/2022 - 09:45

Há dez anos, o produtor rural João Pavaneli iniciou o plantio de 12 mil mudas de seringueiras em sua propriedade, localizada no município de Paranaíba. Naquela época, enfrentava muitos problemas no manejo das árvores e gerenciamento do empreendimento rural, chegando a ponto de pensar em desistir da atividade. Hoje, com a condução profissional da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, Pavaneli quer “passar uma borracha” em seu passado, e colher os bons resultados em seu negócio. Essa é a história que iremos contar no #TransformandoVidas desta semana.

“No momento que eu recorri ao Senar eu estava praticamente desistindo da atividade. Tinha vários problemas gerenciais e de condução do negócio. Foi quando o Senar ‘me abriu os olhos’. Os problemas graves, que eu achava serem muito difíceis de resolver, o Senar me deu uma ajuda muito grande”, recorda.

Assim, Pavaneli passou a tratar o seringal como uma empresa rural.

“Recebemos auxílio na condução do seringal, no controle de pragas, de formigas. Eu passei a fica bem mais animado porque mudei totalmente a minha visão da cultura. Agora estamos vendo a atividade como uma empresa. Isso trouce economia e uma perspectiva muito boa de futuro para a gente tomar decisões gerenciais, como fazer e onde investir”, detalhou.

Já são quatro anos recebendo ATeG do Senar, e os ensinamentos já geram excelentes resultados.

“Nesse momento estamos fazendo o embandeiramento das árvores e o espelhamento. Isso também foi orientação do Senar, que treinou nossos colaboradores. É muito importante que seja feito da forma correta. Com isso, vamos ter uma produção muito boa e uma longevidade dessa árvore, que poderá produzir por muitos anos”.

Pavaneli ressalta a importância de produtores rurais procurarem apoio do Senar desde o início da atividade.

“Procure o Senar, que isso vai fazer uma diferença fundamental na sua atividade. Se eu tivesse buscado orientação desde o começo, poderia ter evitado vários problemas. O Senar está presente em vários municípios. Então é a dica que deixo para todos os produtores, principalmente aqueles que estão no início da atividade”, finaliza.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do YouTube e no site, com as editorias “Mercado Agropecuário” e “Educação no Campo”.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu