Skip directly to content

Em busca de alimentação saudável, Juliana teve insight para empreender e já planeja exportar com ajuda do Senar

TRANSFORMANDO VIDAS

Em busca de alimentação saudável, Juliana teve insight para empreender e já planeja exportar com ajuda do Senar

Consultoria do Programa Agro.BR mostra que alcançar mercados internacionais não é bicho de sete cabeças.
02/12/2022 - 12:30

Foto: Leandro Abreu/Sistema Famasul

Mesmo após 10 anos trabalhando no mercado financeiro, empreender nunca tinha sido uma opção para a economista Juliana Moro Trombini. Após decidir morar na propriedade rural com o marido no município de Pedro Gomes, a agora empresária enxergou um nicho favorável com alimentação saudável e criou a Soul Leve, que atualmente conta com a consultoria do programa Agro.BR para iniciar a exportação de seus produtos. Esse é o case de sucesso da série #TransformandoVidas desta semana.

“Eu vi a necessidade de começar a me alimentar melhor e descobri que tenho intolerância alimentar a lactose e glúten. Certa vez eu fiz um pão saudável e eu postei nas redes sociais. Rapidamente várias pessoas me mandaram mensagem dizendo que queriam o pão. Ai eu tive um insight para começar a produzir e empreender nesse nicho”, recorda Juliana.

Após o início vendendo apenas na região de Pedro Gomes, os produtos de Juliana passaram a alcançar outros estados e agora estão prestes a chegar ao exterior.

“Primeiro aqui na minha cidade, um por um, cliente a cliente, de porta em porta. E eu comecei a aumentar o meu mix de produtos. Hoje o nosso carro chefe é a manteiga Ghee tradicional, feita com nata. Eu pensava que exportar era um bicho de sete cabeças, na verdade não é. Com o auxílio da Agro.BR e da CNA, nós fomos muito bem assessorados. É como se eles pegassem na nossa mão e ajudassem em cada passo”, detalha.

“Em 2021 eu participei da primeira rodada de negócios, mais para testar e ver como seria. Ter uma ideia dessa questão de catálogos em inglês, para apresentar os produtos em inglês para outros países. Foi uma experiência muito incrível, saber que outros países se interessaram pelos nossos produtos. E nós daremos agora sequência nas exportações”, completa Juliana.

A empresária finaliza com um conselho aos que pretendem empreender. “Eu costumo dizer para todo mundo que está começando. Comece, faça, dê o primeiro passo. Não espere condições perfeitas porque elas simplesmente nunca irão existir. A gente vai criando as situações na medida que a gente caminha”, finaliza.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do YouTube e no site, com as editorias "Mercado Agropecuário" e "Educação no Campo".

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu