Skip directly to content

Em evento híbrido na Famasul, Senar MS lança programa estratégico ‘Viva Pantanal’

Em evento híbrido na Famasul, Senar MS lança programa estratégico ‘Viva Pantanal’

Na oportunidade, Corpo de Bombeiros Militar e MPMS lançaram o cadastro na plataforma “Pantanal em Alerta”
27/10/2021 - 19:00

O bioma Pantanal foi a pauta do evento híbrido realizado nesta quarta-feira (27), na sede do Sistema Famasul, em Campo Grande. O presidente da instituição, Marcelo Bertoni, apresentou detalhes sobre o programa ‘Viva Pantanal’, do Senar/MS, que oferece capacitação para prevenção e combate a incêndios na área rural e incentiva a formação de brigadas nas propriedades pantaneiras.

“A parceria e o diálogo são a soma para se obter resultados positivos e alcançar metas. Este encontro de instituições engajadas resulta em ações que têm o mesmo intuito: cuidar do bioma pantaneiro. O Viva Pantanal vai levar informação ao campo, capacitando diretamente o produtor rural para prevenir e combater o fogo, além de conscientizar a população rural e estimular a formação de brigadas de incêndios, envolvendo todos os moradores e trabalhadores das propriedades”, explicou Bertoni. 

A iniciativa, neste primeiro momento, vai contemplar os municípios de Aquidauana, Bodoquena, Corumbá, Coxim, Ladário, Miranda, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora. O curso terá carga horária de 56 horas, dividido em 06 módulos, com o treinamento, análise de riscos, plano de ação, entrega técnica e verificação do ‘Selo Viva’. A capacitação será ministrada por instrutores do Senar/MS e integrantes do Corpo de Bombeiros. 

As ações do Comitê do Fogo de MS foram apresentadas pelo tenente coronel, Fábio Catarinelli. “Incêndios florestais são desafios para nosso estado e estão mais intensos desde 2019. Além disso, os eventos climáticos extremos atingem principalmente os municípios da região sul. A divulgação, a criação e a participação na construção de ferramentas para o combate a incêndios devem ser cada vez maiores”. 

Também houve apresentação do diretor-presidente do Imasul, André Borges, a respeito da queima controlada, que é o emprego do fogo como fator de produção e manejo em atividades agropastoris ou florestais. 

Pantanal em Alerta
O evento também teve o objetivo de atualizar produtores rurais sobre o cadastro no sistema ‘Pantanal em Alerta’, do CBMMS e Ministério Público Estadual, que consiste no envio de alertas em tempo real sobre pontos de calor e possíveis incêndios. “A ferramenta foi pensada para ser simples e acessível ao cidadão. Queremos que todos façam parte desta rede”, acrescenta o tenente-coronel, Wandner Meirelles, diretor de telemática e estatística do CBMMS. A atualização acontecerá de hora em hora, com base no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e do Sicar (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural). 

 “Hoje na região de Planalto, na bacia do Alto Paraguai, os incêndios podem causar prejuízos ambientais e econômicos. Precisamos buscar coletivamente uma solução e reduzir os impactos. Agradeço a Famasul por abrir as portas e possibilitar essa aproximação com a classe produtora”, afirmou o promotor de justiça do Núcleo Ambiental do MPMS, Luciano Loubet. 

Participaram do evento o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Frederico Stella; o diretor-presidente do Imasul, André Borges; a promotora de justiça de Corumbá, Ana Raquel Borges; remotamente a procuradora do Ministério Público Federal, Samara Dalloul; diretor-executivo do Instituto SOS Pantanal, Felipe Dias; subcomandante do Corpo de Bombeiros, Leandro Mota de Arruda, representando o comandante geral, Hugo Djan Leite; e o tenente-Coronel Valdemir Moreira Jr, representando a Semagro.

Para acessar o evento na íntegra, acesse: https://youtu.be/jmRC6oZ4jbg