Skip directly to content

Produção de mudas florestais é tema de curso gratuito do Senar/MS

Produção de mudas florestais é tema de curso gratuito do Senar/MS

Com carga horária de 16 horas, capacitação inclui ensinamentos sobre características das espécies, rustificação, acondicionamento e transporte de mudas.
02/11/2022 - 07:00

Conhecer a história do eucalipto, as características de cada espécie, realizar o planejamento de viveiros são alguns dos pontos ensinados no curso sobre mudas florestais, que faz parte do portfólio do Senar Mato Grosso do Sul. Com carga horária de 16 horas, a capacitação é totalmente gratuita, e tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (02). 

O tempo para que as mudas florestais fiquem prontas e atinjam a altura necessária pode chegar até oito meses após a germinação. Tudo vai depender da espécie e da época do ano. As plantas cultivadas no período mais quente tendem a ficar aptas para o plantio mais rapidamente, já aquelas que são formadas durante o outono e inverno, normalmente levam mais tempo. 

Para que se tenha sucesso com as mudas, é preciso que elas passem pelo menos 30 dias a pleno sol, com redução de água para que sejam preparadas para as condições de campo. Esta é a etapa chamada de rustificação. “Só devem ser levadas ao campo mudas com boas condições de desenvolvimento e com excelente aspecto fitossanitário, além de boa aparência. Outras plantas com tamanho reduzido e/ou má formação devem ser descartadas”, explica o Valdenir Barreto, instrutor do Senar/MS.

O profissional que trabalha com viveiro pode ajudar na escolha das espécies, recomendar espaçamento, adubação, arranjo espacial que pode ser árvores isoladas, linear, blocos e consorciado, que são os sistemas agroflorestais. Estes detalhes fazem parte da ficha de expedição. O formulário traz informações como paisagem, altitude, densidade de plantio, solo e recomendações e observações que ajudam na seleção de mudas para o cultivo. 

Acondicionamento e transporte de mudas também são assuntos ensinados na capacitação que tem carga horária de 16 horas e 10 vagas por agenda.

Este é outros cursos da cadeia produtiva de Florestas Plantadas você confere acessando senarms.org.br

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque