Skip directly to content

Programa do Senar/MS leva médicos especialistas ao interior do estado

TRANSFORMANDO VIDAS

Programa do Senar/MS leva médicos especialistas ao interior do estado

Ação dá tranquilidade ao trabalhador rural em estar com a saúde em dia, diz presidente do Sistema Famasul.
03/12/2021 - 09:45

Foto: Leandro Abreu/Sistema Famasul

“É um atendimento muito bom e que traz especialistas que não temos aqui no interior”, relata a professora de Miranda, Vera Lucia Ferreira, após passar pelo atendimento com oftalmologista do programa “Saúde do Homem e da Mulher Rural” do Senar/MS. Esse é o tema da série #TransformandoVidas desta semana.

“O objetivo principal do Senar, junto a essas entidades parceiras, é a prevenção. Detectar todos os tipos de câncer já no início da doença, é possível resolver quase 100% dos casos”, relata o urologista Marcelino Chehoud Ibrahim.

O programa é uma parceria do Senar/MS com a prefeitura e o sindicato rural de cada município. Médicos especialistas das áreas de dermatologista, ginecologia, urologia e oftalmologia realizam o atendimento gratuito. “Isso movimenta a cidade, faz com que aquele paciente que nunca tem acesso a essas especialidades, chegue mais fácil.”, completa o urologista.

Conforme o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, o programa proporciona melhor qualidade de vida para os trabalhadores rurais. “Nosso programa faz exatamente isso: leva para o interior essa prevenção contra o câncer, fazendo com que os nossos colaboradores do campo tenham a tranquilidade de estar com a saúde em dia.”, afirma.

Os moradores dos municípios que recebem o programa são gratos pelo atendimento de especialistas, difíceis de ocorrerem no interior do estado.

“Para procurar especialista precisa procurar a Capital mesmo. E essa ação está sendo excelente para nós”, comenta o garçom Luciano Aguena, atendido no programa em Miranda.

“Aqui a gente não tem esse atendimento como estamos tendo hoje. É muito bom, porque se você precisa de um especialista precisa ir para Campo Grande para fazer esse processo. É uma ação muito boa e é muito gratificante para a gente”, completa a professora Vera Lúcia Ferreira.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal no YouTube, e conteúdos sobre o programa Saúde do Homem e da Mulher Rural em ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu