Skip directly to content

Programa Mulheres em Campo chega na 2ª edição com o objetivo de ampliar atuação no estado

Programa Mulheres em Campo chega na 2ª edição com o objetivo de ampliar atuação no estado

Neste ano, as turmas serão realizadas em 20 municípios.
09/03/2024 - 09:00

O desenvolvimento de competências de empreendedorismo e gestão, auxílio para produtoras e trabalhadoras rurais a ampliarem suas oportunidades profissionais nos negócios rurais são um dos principais objetivos do Programa Mulheres em Campo do Senar/MS.
Nesta sexta-feira (08), as atividades da segunda edição do programa foram inauguradas em Paranaíba. O município de Porto Murtinho já recebeu a primeira turma do ano.

Em 2023, mais de 250 mulheres foram atendidas pelo programa e segundo a coordenadora do projeto, Katiúscia Nasu, o grande objetivo para este ano é ampliar a abrangência de atuação, alcançando mais municípios por meio do programa. Isso é possível em encontros que são realizados semanalmente. Com as atividades através das instrutoras, as mulheres conseguem aperfeiçoar os negócios para o fomento da renda familiar no campo.

“O programa tem duração de um encontro semanal durante 5 semanas. Eles são formados por dois eixos de abordagem temáticos e/ou formativos. Em um deles essas mulheres têm contato de gestão, então elas aprenderão conteúdos de planejamento, custo de produção, comercialização à precificação. E também ao eixo de desenvolvimento pessoal, ou seja, é uma oportunidade de aprender sobre um pouco mais sobre comunicação, relacionamento interpessoal e ao empreendedorismo”.

Em março duas turmas iniciam o programa em Nioaque, mas a programação está repleta. São mais dois grupos em Glória de Dourados, Aral Moreira, Bodoquena, Miranda, Nova Andradina, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Coxim, Cassilândia, Pedro Gomes, Camapuã, Rio Negro, Jaraguari, Figueirão, Chapadão do Sul, Inocência e Terenos.

Para participar é preciso ter mais de 16 anos e ter completado no mínimo até o 5º ano do ensino fundamental.

Senar/MS oferece vários outros cursos e programas para a população do campo, além da Assistência Técnica e Gerencial nas propriedades. Procure o Sindicato Rural do seu município para mais informações. Os serviços oferecidos são totalmente gratuitos.

Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – José Pereira