Skip directly to content

Representatividade e protagonismo: A força da mulher no agro de Mato Grosso do Sul

Representatividade e protagonismo: A força da mulher no agro de Mato Grosso do Sul

Senar/MS atende 1.796 produtoras rurais e conta com 119 prestadoras de serviço, entre supervisoras, técnicas de campo e agentes de comercialização.
08/03/2024 - 10:00

Engajadas e resilientes! Não é de hoje que a força feminina no campo é destaque pelas propriedades rurais do estado. Boa parte das mulheres já ocupa cargos de liderança, gestão e assumem posições que antes só eram dos homens. Fortalecendo esse trabalho, o Senar/MS atua na capacitação dessas profissionais. No #TransformandoVidas especial do Dia Internacional da Mulher desta sexta-feira (08), vamos conhecer duas irmãs que são exemplos de dedicação ao agro. Uma é técnica de campo e atende mais de 30 famílias. A outra é produtora de leite com muito orgulho.

Há mais de 20 anos, Mariluci Foresti mora no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã. Esposa, mãe de 3 filhos e desde que chegou atua na cadeira produtiva do leite com as assistências nas propriedades rurais da região. Junto ao marido, Mariluci também é produtora e com toda a sua experiência foi convidada para se tornar técnica de campo do Senar/MS em 2016.

“Eu sempre gostei da área do campo. Meu sonho era ser veterinária, mas as condições financeiras não me permitiram. Consegui me tornar uma técnica agrícola e com o Senar eu trabalho no que mais gosto ajudando as pessoas que moram no assentamento como eu”, conta Mariluci.

O início não foi nada fácil. Mariluci enfrentou preconceito por ser mulher. Mas isso não foi o suficiente para que desistir daquilo que acreditava. A competência e a força de vontade foram ingredientes que mudaram esse cenário. A produtora se tornou uma profissional de respeito com uma metodologia única dentro nas suas visitas. Além de melhorar a gestão e produção das propriedades rurais, a técnica de campo trabalha no íntimo familiar levando compreensão, conselhos e ânimo para enfrentar as dificuldades.

“Para a família ter uma renda digna no campo necessário, em primeiro lugar, o humano daquela família estar bem. Quando eu chego na propriedade, eu não vejo nenhuma diferença, nós somos duas pessoas iguais e eu sempre me coloco no lugar deles. Dessa forma eles começa a confiar em mim. É possível envolver toda a família e resolver diversas situações para o bem de todos”.

Uma das propriedades atendidas pela Mariluci é da irmã dela, a Lucimara Foresti. Uma mulher que cuida da lida já que o esposo trabalha fora para compor a renda da família. A rotina para a produção do leite é árdua, mas gratificante.

“Não tem fim de semana, feriado, chuva, sol, frio, calor. As vacas são as nossas patroas. Então nós precisamos seguir firmes sabendo que todo esse trabalho é recompensado”, explica Lucimara.

Com assistência do Senar/MS e da irmã, a produtora viu melhorar a produtividade, a gestão e tem mais conhecimento para a sanidade dos animais. Um acompanhamento que se torna especial entre duas mulheres de muita garra e amor ao que fazem.

“É um privilégio para gente ter essa assistência e também por ela ser a minha irmã. Nós duas sempre fomos muito próximas e hoje eu sou mais feliz ainda porque Deus preparou para que a gente morasse perto uma da outra. Ela é minha parceira como a técnica do Senar e como minha irmã”.

O avanço do empoderamento feminino no agro se confunde com o crescimento da produtividade como um todo. Mulheres que fortalecem o agro, são inspiração e que transformam vidas.

“Meu sonho é continuar esse trabalho e que todas as famílias do campo vivam com dignidade. Nós mulheres não podemos desistir nas dificuldades, sempre acreditando que somos capazes”, diz Mariluci.

“Não podemos sentir vergonha por sermos mulheres, afinal nós colocamos alimento na mesa de muitas pessoas. Então para mim, como mulher, é motivo de muito orgulho fazer o que eu faço”, relata Lucimara.

Transformando Vidas - Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – José Pereira