Skip directly to content

Sistema Famasul chega à marca de oito mil propriedades rurais atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial em 2022

Balanço Positivo

Sistema Famasul chega à marca de oito mil propriedades rurais atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial em 2022

Superintendente do Senar/MS traz um balanço das ações e perspectivas para 2023
13/01/2023 - 08:45

Se 2022 foi o ano da superação, do respiro, 2023 será o ano da recuperação. Para isso, o setor agropecuário terá um grande trabalho pela frente. O primeiro #TransformandoVidas de 2023 traz as conquistas do Sistema Famasul no ano que passou e as expectativas para o novo ciclo que se inicia, sob a perspectiva do superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.

“Eu cheguei para trabalhar na área técnica. Antes a Casa Rural era menor, com menos ações e serviços. De lá para cá foram surgindo novos setores e benfeitorias para o produtor rural. Hoje, contamos com Departamento Técnico, Assistência Técnica e Gerencial, Unidade educacional, fora outros setores como o administrativo-financeiro, assessoria jurídica, comunicação, marketing e eventos, que contribuem demais para que as áreas finalísticas consigam exercer o seu trabalho com tranquilidade”, diz Lucas, agrônomo, produtor rural e colaborador da Casa Rural há 16 anos, sendo 6 na superintendência do Senar Mato Grosso do Sul.

O Departamento Técnico é responsável pelo estudo do mercado. Em 2022, foram criados novos boletins técnicos para busca e pesquisa, todos disponíveis no site do Sistema Famasul.

Já o Departamento de ATeG é o que atende produtores rurais por meio da Assistência Técnica e Gerencial, com orientação aos credenciados dos 79 municípios. Neste ano de 2022, os técnicos de campo atingiram a marca de 8 mil propriedades atendidas.

O Senar/MS investe muito também na educação no campo. A Unidade Educacional é responsável por todas as ações de Formação Profissional Rural e Promoção Social, com capacitações e Programas Especiais, que levam qualidade de vida e saúde a famílias que vivem e trabalham em áreas rurais.

Em 2023, a meta é dobrar o número de atendimentos do ano anterior. “São oportunidades que toda a população de MS tem, gratuitamente, de se capacitar, levamos acesso a saúde, com programas como o Saúde do Homem e da Mulher Rural e o Sorrindo no Campo, que terá nova estrutura em 2023. Buscamos a participação de crianças nessa interação campo-cidade, como o Programa Agrinho, e olhando com muito mais cuidado para os jovens”, conclui Lucas.

E para formar novos e bons profissionais, o Senar/MS conta com os cursos oferecidos pelo Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, presenciais, tanto em Campo Grande quanto no interior, semipresenciais e as opções da plataforma EAD.

Tudo isso para devolver ao campo, todo o investimento feito pelo setor. Com pessoas saudáveis, capacitadas e decididas a defender o nosso setor.

Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Michelle Machado