Skip directly to content

Soja Plus auxilia na organização da propriedade e produtor ganha prêmio de reconhecimento nacional

Soja Plus auxilia na organização da propriedade e produtor ganha prêmio de reconhecimento nacional

08/02/2019 - 09:15

Com dedicação, empenho e seguindo as orientações do programa Soja Plus, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o agricultor, Márcio Duch, conseguiu adequar sua propriedade nos quesitos trabalhistas e ambientais. Esse é o case de sucesso da série Transformando Vidas, publicada toda sexta-feira sobre uma cadeia produtiva do estado. Nesta semana o tema é agricultura.

Após a primeira etapa da ação na Fazenda Jaraguá, em Terenos – a 30 km de Campo Grande –, Duch foi um dos três produtores premiados por mais se adequar ao programa e cumprir as orientações em todo Mato Grosso do Sul.

Duch explica como foi o processo em sua propriedade: “Os técnicos do programa fizeram uma visita aqui e apresentaram o programa. Nós logo aceitamos. O maior impacto percebido foi na organização, sinalização da propriedade e também na conscientização, tanto nossa, como dos nossos colaboradores, principalmente, em relação ao descarte adequado de embalagens de defensivos agrícolas e do lixo”, detalhou o produtor sobre as principais mudanças provocadas pelo programa.

No total o grupo administra 11 mil hectares nos municípios de Terenos e Chapadão do Sul, e todas as propriedades seguem a cartilha de orientação do Soja Plus.

Com o programa ainda em andamento, Duch explica o próximo passo: “Como muitas vezes nos dedicamos mais da produção, a parte ambiental deixamos para uma empresa terceirizada nos auxiliar. Até porque as leis mudam e nem sempre conseguimos acompanhar, implementar, fazer funcionar”, pensa Duch sobre a próxima etapa.

O Soja Plus, iniciativa do Senar/MS, orienta gratuitamente mais de 600 produtores rurais com conhecimentos que, de forma contínua e gradativa, melhoram a gestão das propriedades, em especial sob os aspectos ambientais, sociais e econômicos da produção.

Os participantes recebem um pacote de ações que inclui: visitas técnicas, kits com materiais informativos, cursos, dias de campos e orientações sobre adequação de construções, regularização ambiental, entre outros.

Para o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, a história do produtor reflete os anseios do setor. “Produzir mais e melhor, atendendo as normativas vigentes, com gerenciamento correto de seus recursos disponíveis. Esse é objetivo da iniciativa que vem mudando a realidade de agricultores do Estado”.

“Eu fiquei muito satisfeito com o projeto. A cartilha ajudou muito nessa infraestrutura da fazenda. Posso falar que 99% do que os técnicos estão nos passando, estamos implementando. Queremos estar juntos”, finalizou Duch.

Transformando Vidas – O Sistema Famasul divulga todas as sextas-feiras uma matéria sobre a atuação do Senar nas propriedades contempladas pelos programas e assistências da instituição. Acompanhe!

Quer saber mais sobre o mercado de grãos em Mato Grosso do Sul, clique aqui. Saiba mais sobre o Soja Plus, acesse https://bit.ly/2DVTZj1 

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu