Skip directly to content

Sorrindo no Campo completa 1 ano de atendimento e mais de 13 mil procedimentos.

Sorrindo no Campo completa 1 ano de atendimento e mais de 13 mil procedimentos.

Com mais de 150 moradores, Comunidade Rural de Bonito recebe programa do Senar/MS
16/02/2024 - 08:00

Longe dos centros urbanos, muitos trabalhadores rurais deixam de cuidar da saúde pela dificuldade de acesso aos serviços oferecidos na cidade. Para encurtar esta distância e melhorar a qualidade de vida, o Senar/MS conta com o ‘Sorrindo no Campo’, um consultório odontológico sobre rodas que já percorreu 33 cidades entre fevereiro de 2023 e 2024. Entre elas, a Comunidade Cristã Refúgio das Águias em Bonito. Vem conhecer esse trabalho que está #TransformandoVidas!

Natanael Kuster Thomaz, não ia ao dentista há três anos. O consultório móvel do Senar/MS na porta de casa, facilitou colocar a consulta em dia.

“Muito bom ter essa oportunidade aqui dentro na comunidade, a gente não precisa se deslocar para o centro à procura de atendimento. Facilita bastante.”, conta.

Angel Rodrigues da Silva também vive na comunidade e teve a chance de receber atendimento sem custos ou burocracia. “Eu tenho um siso inflamado que preciso tirar raio x para ver como está. Aproveitei e já fiz uma limpeza.”.

Os dois pacientes são produtores rurais e moram na Comunidade Cristã Refúgio das Águias, em Bonito. São 156 pessoas de várias famílias que se tornam uma só. Vivem e trabalham pela qualidade de vida de todos. Na propriedade, eles mesmos fabricam os tijolos que constroem as casas, produzem as frutas e verduras que alimentam a população e fabricam pães e bolos que ajudam na renda. Em um dia, o programa Sorrindo no Campo atendeu 92 pessoas da comunidade bonitense.

“Nós somos atendidos com a Assistência Técnica e Gerencial e realizamos os cursos do Senar/MS há muito tempo. O pessoal já é da família. E contar agora com o Sorrindo No Campo, hoje, aqui, é muito gratificante.”, afirma Sidney Hammer Viana, vice-presidente da comunidade.

O programa teve início em fevereiro de 2023 e já realizou 13.210 procedimentos. São 2.615 pessoas que tiveram de volta a saúde, autoestima e conforto aos trabalhadores rurais de Mato Grosso do Sul. Um trabalho recompensador para equipe, que não consegue esconder a emoção.

“Eu fico tão feliz quando a gente vem, atende o produtor e vê que ele está satisfeito com o nosso trabalho... Eu sou muito grata por fazer parte do Sorrindo No Campo.”, conta Camila Dionisio, cirurgiã-dentista do Senar/MS.

“A gente se emociona porque é tão bem recebido em todas as cidades, é um carinho muito grande que é retribuído através do nosso conhecimento.”, completa Cristiane Amorim, assistente de saúde bucal do Senar/MS.

Transformando Vidas - Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.

 

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Michelle Machado