Skip directly to content

Tecnificação de máquinas agrícolas exige alto nível de conhecimento na dinâmica operacional

Educação no Campo

Tecnificação de máquinas agrícolas exige alto nível de conhecimento na dinâmica operacional

Cursos do Senar/MS ensinam operação, controle e manutenção dos equipamentos
28/09/2022 - 09:45

Elas não fazem o trabalho sozinhas. Interpretar o mapa de plantio, a velocidade e a profundidade com que a semente é semeada no solo, são algumas das funcionalidades das máquinas agrícolas, cada vez mais tecnificadas e autônomas na tomada de decisão. A operação vai muito além de somente conduzir o equipamento e este é o assunto da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (28).

Com o alto custo de produção, todo cuidado é pouco quando o assunto é otimização do plantio. “O objetivo é sempre ter precisão na semeadura, para que nada seja perdido, com a regulagem na quantidade de sementes e adubos. Se uma semente não cair na terra, a máquina já comunica. E para isso é preciso perfeição no controle do equipamento que só é possível conhecendo detalhadamente as funcionalidades das máquinas agrícolas”, explica o instrutor do Senar/MS, Eliel Campos.

O aluno aprende a definir a velocidade do plantio, a profundidade em que a semente é aplicada na terra, aprendem a fazer avaliação de plantabilidade, por exemplo. Detalhes técnicos que, segundo o instrutor Davi Bambil, mudam constantemente. “Mesmo que o trabalhador já atue na área, é importante atualizar. Os equipamentos com tecnologias embarcadas sofrem alterações todos os meses e existem diversos modelos e marcas com características diferentes”, ressalta.

A manutenção das máquinas também faz parte do conteúdo programático dos cursos de Formação Profissional Rural desta área. “Além da regulagem e do funcionamento, o operador também é responsável pela manutenção e segurança da máquina, identificação de falhas, substituição de peças caso necessário, lubrificação, ajustes do painel, entre outros”, acrescenta Campos.

O portfólio do Senar/MS tem mais de 30 opções de capacitações gratuitas de operação e regulagem em diferentes tipos de equipamentos. Clique aqui e conheça. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque